sexta-feira, 16 de abril de 2010

Primeira vibração





Finalmente um primeiro post.


Afastei do som por achar que estava ficando "surda" pelas condições cotidianas. Mas o interessante é que foram justamente minhas condições cotidianas de viver no centro de São Paulo que me chamou a atenção para parar e escutar o que estava acontecendo. O que antes eu não conseguia escutar acabou virando meu material de estudo.


Eu não escutava música com fone de ouvido me locomovendo pela cidade, de ônibus, metrô ou trem. Gostava de perceber como uma paisagem sonora mudava de uma forma muito difícil de descrever de um bairro para o outro, assim como o seu aspecto visual. Sim, também havia uma recomendação médica, já que eu trabalhava como editora de som e com fone de ouvido. Além de tudo, o movimento era sempre diferente. Tinha uma vivacidade - às vezes exagerada.


Como diria o John Cage, "o som de Mozart e Beethoven é sempre a mesma coisa, já o trânsito é sempre diferente", variando em intensidade, dinâmica, eventos, e mais.






fica aqui um primeiro pare, olhe, escute:


John Cage, about silence