segunda-feira, 19 de julho de 2010

Emoção Art.Ficial 5.0 - BION de Adam Brown e Andrew Fagg


http://www.isisconceptuallaboratory.com/bion.html

Essa obra de Adam Brown e Andrew Fagg é belíssima. Em exposição no Itaú Cultural, em São Paulo, a obra consiste em vários 'bichinhos' que atuam de forma autônoma entre si de acordo com a presença de humanos.

O mais belo é que cada um tem uma resposta diferente. A presença não contamina o todo de uma vez só. A simples presença de alguém consegue transformar as luzes e sons, onde cada elemento influi o outro, como se fosse contando para o outro que alguém passou perto, mudando todo o contexto visual e sonoro. Como um aviso, uma fofoca.

- ". One by one, in rapid succession, bions signal other bions of the stranger and in a wave like pattern become silent. The bions eventually become accustomed to her presence and begin to respond to her as if she was part of their ecosystem. They become attracted to her and glow more intensely when she nears. Eventually, she is incorporated into the dynamic array she once witnessed.


Passada a sensação de 'ameaça', os bions identificam você como parte deles. Daí você pode estar no meio deles, perceber as nuances sonoras que cada um reproduz.
De longe, o som parece uma massa de cigarras biônicas.
Próximo, o som é cheio de fragmentos perceptíveis - o verdadeiro som só é revelado quando você faz parte do ecossistema dos bions!

O site de Adam Brown é por aqui.

O site da exposição é por aqui. Vale dizer que é gratuita, só deixa a desejar porque não se pode filmar ou tirar fotos. É até dia 05 de setembro.