domingo, 26 de setembro de 2010

Stockhausen

Esse vídeo está aqui pra eu não esquecer de ver. Afinal, se eu colocar nos favoritos aqui eu nunca vou ver...

Sound sculptures

Zimoun : Sound Sculptures & Installations | Compilation Video V1.9 from ZIMOUN VIDEO ARCHIVE on Vimeo.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Contato, imediato!

O Festival Contato (também tem outro link aqui) está na sua 4a. edição, trazendo programações culturais beeeem legais, para todas idades, espíritos e interesses. O Festival é em São Carlos e acontecerá do dia 07 de outubro até dia 12 de outubro.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O que você escutou hoje?

Mais difícil é pensar "Como soou o que você escutou hoje?"

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Música e Mídia - Complementar

Aqui estão uns vídeos complementares que servem de exemplo e complemento para a a apresentação do 6o. Música e Mídia, referente ao trabalho "Pare, olhe e escute - a transformação da paisagem sonora urbana e sua relação com as mídias sonoras portáteis"

Tentei comentar sobre a transformação da paisagem sonora urbana no século XX, traçando um paralelo das teorias de som em cinema (como temos Chion, Lastra, Rick Altman, Walter Murch, e muitos outros teóricos e realizadores) e a individualização e desterritorialização da escuta.


Aqui, em Poderoso Chefão, o conflito do personagem de Al Pacino é demonstrado através de um som não realista de um trem.




Psicose, com a trilha de Bernard Herrmann que tomou as ruas com toques de celular. Também é exemplo, de como trilhas cinematográficas fazem parte do nosso dia-a-dia e imaginário, o filme Tubarão. Lembrou da música?



Imagine isso sem som. Ou com outros efeitos sonoros.



Transformação de uma imagem através de uma música. Cortes de cenas.





Versões bem humoradas de Jacques Tati da cidade, seu movimento e seus ruídos.



É aquela qualidade sonora de youtube, mas serve para que veio. Recomendo os filmes!

Espero que vocês tenham gostado.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Modos de se usar o som

Eis o Heart Chamber Orchestra, segundo lugar do FILE 2010  de sonoridade eletrônica.



Heart Chamber Orchestra from pure on Vimeo.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A Peça Radiofônica





Comecei a me interessar por rádio só no ano passado. Acho que não comecei antes principalmente por falta de incentivo e por falta de procurar coisas sobre o assunto. Acho ótimo ter conhecido um pouco mais esse universo, que abre tantas discussões e ideias.

Separei umas frases batutas sobre o assunto, que são pequenas mas dizem muito.

Brecht: "É preciso transformar o rádio, convertê-lo de aparelho de distribuição em aparelho de comunicação. O rádio seria o mais fabuloso meio de comunicação imaginável na vida pública, um fantástico sistema de canalização. Isto é, seria se não somente fosse capaz de emitir, como também de receber; portanto, se conseguisse não apenas se fazer escutar pelo ouvinte, mas também pôr-se em comunicação com ele. A radiodifusão deveria, consequentemente, afastar-se dos que a abastecem e constituir os ouvintes como abastecedores." (isso era na primeira metade do século XX! Tem um texto legal dele sobre o assunto aqui)

Arnheim: “A obra radiofônica, apesar de seu caráter abstrato e oculto, é capaz de criar um mundo próprio com o material sensível de que dispõe, atuando de maneira que não se necessite nenhum tipo de complemento visual”

Klaus Schöning: “A peça radiofônica pode ser muitas coisas. No conceito da peça radiofônica cabem muitos aspectos. A peça radiofônica funde os gêneros tradicionais. Nela se fundem: a literatura, a música, a arte dramática. A peça radiofônica pode ser: a realização acústica de texto e partitura. Mas também: a montagem de materiais acústicos originais (documentários): a literatura de fita magnética. Nela diluem-se: o lírico, o épico, o dramático. Nela fundem-se: fala, ruído, música. A peça radiofônica, como produto artístico autônomo e também desligável do meio de comunicação em que nasceu."

Giuliano Obici: "Fazendo um percurso histórico do papel social do rádio, podem-se assinalar claros momentos de mudança. Num primeiro, sua utilização esteve voltada para fins políticos e educativos; posteriormente, o vínculo com a  indústria fonográfica motivou a  linguagem  radiofônica a se voltar para o entretenimento.  Poderíamos delinear   ainda   um  terceiro  momento,   quando   o   rádio   é utilizado   como   estratégia   de  movimentos   de resistência, como se deu com as rádios piratas e as comunitárias, ou ainda um quarto, com a rede mundial de computadores."